Tequila

#2: Tequila

Tequila

México

México

Então pessoal. Eis que a saga continua, agora indo para o México! O segundo drink degustado foi a Tequila. Ahh a tequila… Quantas lembranças… Ah, ã? Ahh sim, o post… Vamos lá!

Tequila

Afinal de contas, quem é que nunca experimentou uma tequila? É o drink “perfeito” (?) para aquele esquenta em que não se tem muito tempo, afinal de contas, 40% de teor alcoólico já dá uma esquentada. Famosa também pela combinação Sal+Tequila+Limão, onde o degustador (pra não dizer pinguço – brincadeira) experimenta a bebida nessa ordem. O sal pode ser colocado na mão e lambido (ahh, não vou ficar procurando palavras bonitinhas) ou na borda do copo. Então você manda pra dentro uma dose de tequila, que é aproximadamente 60 ml, e depois morde o limão. Entretanto no México a forma mais tradicional de beber a tequila é pura mesmo, sem limão e sem sal. Mas desse jeito dá uma queimadinha. O sal e o limão ajudam um pouco a tirar o ardido da bebida.

Um detalhe interessante é que existe até um copo próprio para tequila chamado copo de Tequila Ouverture (Ouverture Tequila glass). Mas o jeito mais interessante, na minha opinião, é o copo de dose também conhecido como caballito. Basicamente o copo de dose tem o tamanho ideal, em que você preenche e toma de uma vez a bebida. Infelizmente eu não tinha acesso ao copo quando experimentei a tequila. Quem sabe mais pra frente eu não faço uma nova degustação da tequila usando esse copo?

Agora falando um pouco da Tequila, ela é feita do Agave, que é uma planta que nasce em regiões de clima árido e com solo vulcânico. Dizem que as melhores tequilas são as que indicam 100% de agave. Entretanto eu não sou um apreciador de tequila a ponto de dizer qual é a melhor e qual é a pior. Eu gosto de tequila, mas não sou perito.

el Jimador

el Jimador

Acho que a mais famosa é a José Cuervo, e no mercado é possível encontrar, geralmente, a tequila prata e a ouro. Eu pessoalmente prefiro a ouro. Mas se tiver só a prata, vai a prata mesmo! Para fazer a degustação para o blog eu não tomei José Cuervo. Eu tomei “el Jimador”, e confesso que gostei bastante. Acho que até mais que a José Cuervo. Aliás, ouvi dizer que José Cuervo é uma tequila “barata” no México, no sentido de que é a mais popular e não tem nada de especial. Dizem que há tequilas melhores. Entretanto eu não confirmei essa informação. Mas vou tentar confirmar, afinal de contas tenho um conhecido no México! :D

O gosto da tequila é difícil de explicar, mas ela chega a ser um pouco adocicada. O melhor mesmo é experimentar uma dose para conhecer. E a tequila não é difícil de encontrar, pois se popularizou bastante. Praticamente toda casa noturna, bar ou balada oferece a bebida. Então não há desculpa para não gastar alguns trocados para saber o que é a tequila. Isso se você já não experimentou, afinal de contas, ainda não descobri alguém que não curte a tequila, nem que seja apenas uma dose.

E apenas para documentar, li algum coisa sobre a bebida na Wikipédia. A versão em inglês é mais completa e mais interessante. Se você não entender muito de inglês pode usar um tradutor sem problema.